Think Plastic Brazil apresenta Guia de Tendências pós Covid-19
Publicação aborda temas relevantes para a exportação e internacionalização de plásticos transformados do Brasil
O Think Plastic Brazil, programa de exportação e internacionalização do plástico
transformado brasileiro, criado pelo INP (Instituto Nacional do Plástico) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) continua em atividade durante a pandemia de COVID-19, ampliando sua atuação com especial cuidado de orientar as empresas nas tendências do mercado internacional.
O trabalho está sendo coordenado pelo Grupo de Trabalho de Gerenciamento de Crise do Think Plastic Brazil (GT de Crise), formado e gerido por Carlos Moreira – responsável pelas Estratégias e Planejamento dos Projetos do Programa de Internacionalização para contingenciar o momento e observar as tendências e necessidades pós-COVID-19. A ação do GT de Crise é orientada por uma nova pesquisa de mercado, realizada com as indústrias do setor de plásticos transformados para acompanhar a situação econômica e produtiva, apontando um norte para as empresas. Estes indicadores consolidados, ao serem comparados com os das indústrias, permitem uma reflexão sobre as decisões a serem tomadas.
As reuniões online, novidades que já estavam no radar do Think Plastic Brazil, estão gerando negócios. O Trade Show online já é uma nova tendência e continuará forte no “Novo Normal”.
O mapeamento de Contribuições Sociais tem se mostrado uma ferramenta importante de promoção das empresas, garantindo a contínua comunicação com o mercado e comprovando a importância do plástico transformado não somente com a saúde (no caso de descartáveis, Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s e materiais hospitalares), mas também com o auxílio de comunidades e a dedicação social das indústrias.
Pioneiro na implantação do PEIEX o Think Plastic Brazil sai novamente na frente durante a pandemia, com o propósito de preparar as empresas para a exportação de forma remota, o que com certeza será uma grande tendência pós-COVID-19.
Desde 1º. de abril de 2020 uma série de webinars chamada Think Plastic Together colocou em pauta os temas mais importantes para o setor desde o início do momento pandêmico relativo à Covid-19. Os workshops consideraram assuntos relativos à nova configuração do comércio global, desde a necessidade de entrada no universo do e-commerce, passando por temas econômicos/contábeis até novas configurações de relacionamento virtual.
Para mapear os resultados desses Webinar o Think Plastic Brazil compilará uma série de guias de tendências, buscando mostrar as possibilidades de investimento durante os distanciamentos sociais e as possibilidades de investimento e direcionamento para o pós-COVID-19, o que, esperamos, acontecerá em um futuro próximo.
Os workshops apresentados até o momento estão descritos a seguir. Neste primeiro compilado abordamos o tema Marketing 360 e Gestão de Crises e Marketing para e-commerce B2B, com as principais ferramentas e orientações trazidas pelos especialistas sobre o tema nas diversas apresentações.
DATA: 01 de abril
WEBINAR: Comunicação Internacional 360
TEMA: Gabriel Rajão, da Ponto Texto Comunicação, realizou workshop apresentando ferramentas e estratégias para manutenção da comunicação internacional integrada
DATA: 06 e 08 de abril
WEBINAR: Transformando a Crise em Oportunidade – Sua indústria no E-commerce
TEMA: Gustavo Erlichman, da Gus.Digital, apresentou a live em duas partes e falou sobre como realizar os primeiros passos no e-commerce com segurança e eficiência.
DATA: 13 de abril
WEBINAR: Contabilidade para e-commerce
TEMA: O contador Andre Jacob mostrou como superar os da contabilidade negócios digitais para indústria.
DATA: 15 de abril
WEBINAR: Gestão de Crises
TEMA: Haroldo Eiji Matsumoto apresentou as estratégias de superação em momentos de crise, com especial foco à situação causada pela pandemia de COVID-19
DATA: 20 de abril
WEBINAR: Megatendências que se acentuam com as implicações do COVID-19
TEMA: Fabiana Beregeno, sênior consultor da Euromonitor, ofereceu para o setor uma perspectiva de resposta a alguns impactos da pandemia a curto e médio prazo.
DATA: 27 de abril WEBINAR: Modelagem de negócios de plataforma e ecossistema
TEMA: Fernando Teixeira da Silva capacita os participantes nos conceitos fundamentais de um negócio de plataforma, na sua importância estratégica e na sua aplicabilidade a todos os setores e segmentos.
DATA: 06 de maio
WEBINAR: E-commerce para B2B
TEMA: A consultora Paula Limena apresentou os desafios do E-commerce para a indústria
DATA: 13 de maio
WEBINAR: Impactos nos serviços logísticos e aduaneiros em tempos de COVID-19
TEMA: Fernando Marques apresenta o cenário atual das operações logísticas internacionais, para contribuir com as estratégias de negócios das empresas.
DATA: 20 de maio
WEBINAR: Como reduzir custos com pagamentos internacionais
TEMA: Lisandro Trindade Vieira, do Grupo WTM Brasil, demonstra estratégias para reduzir custos com os pagamentos internacionais e diminuir o impacto dos efeitos da crise e da alta do dólar
DATA: 27 de maio
WEBINAR: Em busca da inovação perdida na embalagem Design x Tecnologia
TEMA: Lincoln Seragini, autoridade máxima de embalagens no Brasil e sócio-diretor da Casa Seragini, busca apresentar, no campo da inovação da embalagem, como o design tem sido mais importante do que a Tecnologia
DATA: 03 de junho
WEBINAR: Oportunidades Fiscais em Tempos de Crise
TEMA: H. Philip Schneider e Eduardo Pugliese Pinceli realizam uma atualização sobre legislação e jurisprudência fiscal federal / Apresentação de estratégias administração fiscal em tempos de crise. Inscreva-se aqui
DATA: Outros temas previstos
WEBINAR: Gestão aduaneira, tecnologias digitais, e-commerce, mídias sociais, design, comex, e muitos outros, acompanhe nossa programação em www.thinkplasticbrazil.com
Sobre o Think Plastic Brazil
O Programa Think Plastic Brazil foi criado em dezembro de 2003, quando a cadeia integrada dos plásticos nacional foi reconhecida como uma das 10 maiores no mundo, tendo destaque em sua alta tecnologia, empregabilidade e sustentabilidade. Ele foi criado e é desenvolvido pelo INP e pela Apex-Brasil para promover a exportação e a internacionalização dos plásticos transformados brasileiros nas verticais Utilidade Doméstica, Construção Civil, Embalagens e Agrobusiness.
Fonte: Apex-Brasil