ETIQUETA SOCIAL E BOAS MANEIRAS NO MUNDO PROFISSIONAL
Etiqueta vem do francês étiquette significa um conjunto de formas, práticas, regras, estilo ou praxes cerimoniosas em uso na sociedade. Já social tem a tendência de viver em sociedade.
Resumindo etiqueta social é o conjunto de regras de comportamento dentro da sociedade.
Já boas maneiras significa agir com respeito em relação a outras pessoas e se fazer respeitar também.
Existem relatos que a etiqueta ganhou grande importância e divulgação na corte de Luís XIV na França, já no Brasil foi D. João VI que implantou a etiqueta quando transferiu a corte de Lisboa para o Rio de Janeiro, sendo criado para diferenciar o comportamento de um grupo social.
Para algumas pessoas etiqueta e boas maneiras não passam de futilidade, mas ela é essencial para uma boa convivência. Até os dias atuais a etiqueta é vista como sinal de boa educação e status social.
Cada cultura possui suas regras próprias, sendo assim quando viajar para outro país procure ler um pouco sobre os hábitos da população local. O que para nós pode ser bobagem em certos lugares pode ser tido como uma grosseria. Como por exemplo, um almoço profissional na Índia deve-se pegar a comida apenas com a mão direita.
Comportamentos adequados e éticos aumentam a confiança como ser sociável e profissional.
A etiqueta social e boas maneiras deve-se ser passada de geração para geração e estar dentro do ensinamento das crianças, como respeito ao próximo, bom senso, bons modos, não somente na família, mas também na escola, trabalho e convívio social.
Ter boas maneiras e etiqueta social cabe em todas as situações e ocasiões como: academia, festas da empresa, na internet, nas viagens, lugares públicos, casamentos, aniversários, etc. Isso se dá através de nossa vestimenta, linguagem corporal e verbal, cumprimentos, gestos e atitudes.
Uma pessoa educada se torna mais agradável a convivência, em outras palavras gentileza gera gentileza, respeito gera respeito.
“No que diz respeito à etiqueta, as regras existem para facilitar a nossa vida e não para complicar. São formas de comportamento testadas e modificadas através dos séculos para que o entendimento entre as pessoas possa fluir com mais naturalidade.” Claudia Matarazzo.