VALUATION | AVALIAÇÃO DE EMPRESA PARA COMPRA E VENDA
Valuation é o termo em inglês para "Avaliação de Empresas", em relação ao qual um dos objetivos é mensurar o valor justo para quem está comprando ou para quem está vendendo, avaliar ativos tangíveis e ativos intangíveis.
Instituir uma empresa é sinônimo de trabalhar para que ela tenha bons resultados, e é uma tarefa árdua que exige muita dedicação, sabedoria, poder de decisão, liderança entre outras várias qualidades e habilidades necessárias para atingir o sucesso e o sonho tão almejados por um empreendedor.
Portanto, quando um empresário chega à conclusão de vender seu empreendimento, independente do objetivo, é outra tarefa difícil de enfrentar, haja vista que foi investida muita energia na criação desse ativo e, por tal motivo, o proprietário tende a supervalorizar o bem. Em contrapartida, o investidor foca na desvalorização, cujo objetivo é minimizar o risco.
Durante o processo de avaliação da empresa, é importando deixar claro que é feito benchmarking tanto no mercado nacional quanto no internacional. É necessário ser feita essa comparação de desempenho internacional, pois nem sempre temos as informações disponíveis no mercado local, uma vez que existem poucas empresas listadas em bolsa. Mas esses dados são tratados ao alinhar com as verdadeiras premissas da empresa que está sendo avaliada e com a realidade do mercado nacional.
Para auxiliar na elaboração de um plano de negociação realista, é importante fazer a avaliação da empresa para visualizar a sua real situação econômica e financeira, o que poderá ajudar na compra; na venda; na divisão societária; na inserção de um novo sócio; na entrada com um pedido de recuperação judicial; no uso como instrumento de gestão no que tange criação de valor e maximização da riqueza dos acionistas; e, principalmente, para analisar os resultados das estratégias da organização.