INTELIGÊNCIA DE MERCADO
Um departamento de inteligência de mercado é fundamental para a gestão dos riscos, quer sejam negativos (ameaças) ou positivos (oportunidades), possibilitando adotar as contingências certas em função das mudanças externas, ocorridas, por parte do governo, economia e estrutura de mercado, bem como mudanças internas que precisam ser alinhadas, dadas as contingências.
Os monitoramentos externo e interno contribuem para com as mudanças necessárias, que precisarão ser realinhadas para chegar à visão de futuro almejada. O departamento de inteligência consegue fazer essa leitura transformando os dados em informações e, por último, propondo sugestões de ajustes necessários, de acordo com as mudanças do ambiente de negócios, bem como com o alinhamento dos incentivos e do orçamento à estratégia, que a organização, em todos os seus níveis, tenha conhecimento do projeto.
O departamento de inteligência auxilia os tomadores de decisão na organização dando suporte por meio das informações processadas, as quais são originárias dos dados coletados durante o monitoramento e o controle do mercado e da própria organização.